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FAQ

A instituição deve mudar a matriz curricular do curso de Direito ou de Gestão para utilizar a Saraiva Solução de Aprendizagem (SSA)?

Não. A solução encontrada foi adaptar-se à matriz curricular dos cursos da instituição. Tudo é elaborado dentro das áreas de conhecimento dos cursos, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN. Como exemplos de áreas de conhecimento do curso de Direito, podemos citar a de Direito Penal, a de Direito Civil, a de Direito Constitucional etc.

Em Direito Civil, por exemplo, a instituição poderá utilizar o material da metodologia em diversas disciplinas, não importa quantas divisões possui. Ou seja, a solução foi elaborada para as diversas áreas de conhecimento, não para as disciplinas de uma dada matriz curricular.

Caso a instituição apresente alguma disciplina muito específica na matriz curricular do seu curso, como proceder?

Um curso poderá conter disciplinas muito específicas que não podem ser atendidas por nenhuma combinação das diversas áreas de conhecimento atendidas pela SSA. Para essa não explicitada nas diretrizes curriculares nacionais e nas diretrizes do ENADE, não há material disponível na Saraiva Solução de Aprendizagem. O objetivo da metodologia é dar conta daquilo que está previsto nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos e nas diretrizes do ENADE.

Como a Saraiva Solução de Aprendizagem interfere no trabalho do docente, na sua liberdade, na sua autonomia?

A metodologia da Saraiva Solução de Aprendizagem serve de apoio ao trabalho do docente, sem interferir na forma como ele atua em sala de aula. É uma metodologia complementar, para auxiliá-lo no ensino de sua disciplina. Fornece sugestões de leitura (livros dos mais importantes autores), exercícios, avaliações e atividades que enriquecem as aulas e permitem o acompanhamento da aprendizagem dos alunos. Definindo objetivos de aprendizagem para os mais importantes conteúdos das disciplinas, relacionados a atividades, exercícios e avaliações, a Saraiva Solução de Aprendizagem possibilita medidas detalhadas da aprendizagem dos alunos em cada disciplina em particular e no curso como um todo.

A instituição pode combinar os materiais didáticos e as atividades das diversas áreas de conhecimento da SSA para atender a uma disciplina específica do curso?

Sim. Os recursos da SSA, por serem construídos em pequenas unidades de aprendizagem temáticas, correspondentes a uma carga horária mínima de 2 aulas, podem ser combinados de acordo com as necessidades de uma dada disciplina do curso. É um sistema customizado, que se utiliza de materiais didáticos e atividades das diversas áreas de conhecimento que compõem a metodologia.

Toda a metodologia é construída com materiais para uma unidade temática de apenas 2 horas. Uma área de conhecimento de 160 horas (por exemplo, Direito Administrativo) é dividida em 80 unidades de aprendizagem, com 2 horas de atividades para cada unidade. Essas diversas unidades de aprendizagem das áreas de conhecimento que compõem a SSA podem ser combinadas pelo curso de várias formas diferentes para atender ao plano de ensino de uma dada disciplina. Logo, podemos afirmar que a SSA respeita a matriz curricular da instituição.

E como interfere nas provas e avaliações dos cursos?

A Saraiva Solução de Aprendizagem fornece, a pedido da instituição e do docente, simulados periódicos de aprimoramento do estudo para exames nacionais, concursos públicos e conselhos profissionais sobre a disciplina do docente. As questões objetivas vêm com gabarito comentado, às dissertativas com padrão de resposta esperado.

Como gestores, coordenadores, professores e alunos têm acesso aos materiais da Saraiva Solução de Aprendizagem?

Além dos livros físicos, todos os conteúdos da metodologia podem ser acessados pela internet. Os conteúdos com suas respectivas atividades e orientações de leitura são acessados pelos discentes e docentes no portal SSA, que permitem o acompanhamento, a gestão e a emissão de relatórios analíticos.

Além dos ganhos pedagógicos e de gestão, a SSA possibilita algum benefício financeiro para a IES parceira?

Sim. A instituição poderá diminuir diversos custos ao utilizar a SSA:

  • Relação hora-aula (h/a) e hora relógio (h)
  • Pela legislação em vigor, uma disciplina de 80 h pode ser trabalhada da seguinte maneira: 80 h/a em sala de aula com, por exemplo, duração de 50 minutos, o que corresponde aproximadamente a 66 horas de aulas em sala, e mais 14 horas de atividades discentes efetivas, realizadas fora de sala de aula e com orientação docente. Essas 14 horas podem ser trabalhadas utilizando-se das atividades que compõem a SSA, sem custo adicional. Assim, os docentes do curso não terão nenhum trabalho para a preparação dessas atividades.
  • 20% da carga horária do curso com disciplinas à distância (EAD).
  • A legislação permite a um curso reconhecido que utilize até 20% de sua carga total com disciplinas (no todo ou em partes) na modalidade à distância (EAD).
  • A SSA fornece material didático adequado, com conteúdos e atividades que poderão ser utilizados como material de apoio ao ensino à distância (EAD). Assim, uma parte do custo com disciplinas à distância poderá ser reduzido com o uso da SSA.
  • Economia no acervo da Biblioteca da Instituição.
  • A SSA fornece livros físicos para cada aluno do curso, o chamado livro-texto da disciplina e uma centena de livros digitais para os alunos. Podemos estimar, no mínimo, uma economia de 30% com o acervo da biblioteca do curso.